quarta-feira, 24 de junho de 2015

Os sabores típicos das festas juninas



Junho e julho são uns dos meses mais deliciosos do ano, isto por conta das festas juninas e julinas, os eventos típicos mais esperados e festejados por todo o nordeste e amados por todos os brasileiros.

Além da alegria, as comidas e bebidas típicas são, sem dúvidas, os atrativos mais esperados e desejados por todos, que aguardam os principais festejos que trazem em sua tradição a comemoração dos dias de alguns dos principais santos católicos, sendo as datas mais esperadas de festas são 13/06 - Santo Antônio, 24 de Junho - São João, 29 de junho  - São Pedro e São Paulo e 30 de junho - São Marçal.

Apesar desta programação, nada impede amantes destes festejos de comemorarem por mais dias e durante mais meses, estendendo as comemorações às vezes até o mês de agosto, com as festas agostinas.

Entre os sabores doces mais conhecidos desta época estão: pé de moleque, paçoca, canjica, arroz doce, bolo de fubá, bolo de milho, cuscuz, doce de leite, pamonha e canjica. Sabores tipicamente do interior, que adoçam o paladar durante as festas.

Além das comidas, as bebidas típicas deste período também merecem um destaque especial, ficando entre as mais clássicas o quentão, vinho quente e as batidas de frutas (com ou sem álcool).

Se você é apaixonado por este clima junino e deseja experimentar as maravilhas dos sabores típicos, separe um tempinho para provar pelo menos uma das opções mencionadas acima.

O ideal é provar estas iguarias durante uma festa típica de preferência no nordeste brasileiro, mas se a vontade estiver irresistível, aproveite para providenciar seus próprios drinks e quitutes em casa mesmo.

Você pode fazer o seu quentão em casa usando:
o    1 1/2 xícaras de açúcar
o    1 1/2 xícara de água
o    50 g de gengibre cortado em fatias finas (1/4 de xícara)
o    3 limões cortados em rodelas
o    4 xícaras de pinga
o    3 cravos da índia
o    2 pedaços pequenos de canela em pau
Para preparar, basta aquecer o açúcar em fogo alto, mexendo de vez em quando até caramelizar. Depois junte todos os ingredientes menos a cachaça e ferva mexendo até dissolver o açúcar. Pegue a cachaça e junte com cuidado, de preferência fora do fogo misture e deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos. Deixe descansar por um tempo e depois saboreie.

E não se esqueça, caso deseje conhecer o verdadeiro sabor do tempero nordestino, você pode comemorar as festas típicas nas maiores cidades como Fortaleza. Garantimos que não irá se arrepender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário