Para falar melhor da estação João Felipe é preciso, primeiro, explicar um pouco da história de nossa primeira ferrovia. Em 25 de março de 1870, um grupo de empresários e investidores decidiu dar um passo importante para o desenvolvimento do Ceará. Foi aí que nasceu o projeto da primeira ferrovia do estado. Envolvidos nesse projeto, estavam o engenheiro civil José Pompeu de Albuquerque Cavalcante, o senador Tomaz Pompeu de Souza Brasil, o Coronel Joaquim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba), o Bacharel Gonçalo Batista Vieira (Barão de Aquiraz) e o negociante inglês Henrique Brocklehurst.
Assim, em 25 de julho de 1870 nascia a empresa chamada de Companhia Cearense da Vila Férrea de Baturité, que seria a responsável por esse grande projeto. O local escolhido foi a Praça Castro Carreira e o antigo Cemitério Casimiro. O primeiro trecho da ferrovia, concluído em setembro de 1973, percorria o trecho entre Fortaleza e Arronches (hoje, Parangaba).
A estação que ficaria em Fortaleza da Estrada de Ferro de Baturité ganhou espaço no antigo cemitério São Casemiro, e foi construída quase que completamente por uma mão-de-obra dos retirantes da seca. A pedra fundamental do projeto foi lançada em 30 de novembro de 1873, porém, as obras iniciaram em 1879. Em 9 de junho de 1880 nascia então a Estação João Felipe, uma estrutura com um único pavimento, colunas altas e bela escadaria que marca o acesso para o interior do edifício, formando um clássico ponto turístico, embora não muito conhecido, de nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário