Em 1896 era lançada a pedra fundamental da estrutura que, hoje, é conhecida como Theatro José de Alencar. A pedra ficava no centro da Praça do Patrocínio, que posteriormente ganhou o nome de Praça Marquês do Herval, e hoje é conhecida como Praça José de Alencar.
Com projeto arquitetônico do tenente Bernardo José de Melo, o teatro tornou-se um monumento da cidade, tanto pela bela e exótica estrutura, como pela sua participação cultural na vida do cearense.
A sala de espetáculos do prédio é de aço e ferro fundido e possui três pavimentos além do térreo, onde ficam a platéia e os camarotes. Para executar o projeto dessa estrutura espetacular foi contratada a firma escocesa Walter MacFarlane & Co.
Em junho de 1910 era inaugurado o teatro, com uma arquitetura eclética, auditório de 120 lugares, sala de espetáculo em estilo art noveau e prédio anexo de 2.600 metros quadrados, onde fica o CENA – Centro de Artes Cênicas. Para completar o complexo, está o espaço cênico a céu aberto e um jardim no pátio central projetado pelo paisagista Burle Marx.
O teatro, além de ser referência arquitetônica, é também referência artística, e possui lugar especial na vida cultural da cidade de Fortaleza. Além da programação cênica, o teatro ainda abriga uma série de atividades sócio-culturais de grande glamour e importância para o estado. Dentre elas, a formação e produção artística do Centro de Artes Cênicas.
Sem dúvida, é parada obrigatória para os visitantes que buscam beleza e cultura em um só lugar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário