segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Canindé


Canindé fica a 108 km de Fortaleza, é o principal pólo de turismo religioso do Ceará, abrigando uma das mais tradicionais festas da fé em nosso país: a Festa de São Francisco das Chagas.

No mês de Outubro, dedicado ao São Francisco, existem caminhadas que partem de Fortaleza com destino à Canindé, para no dia 04, todos celebrarem as bênçãos e milagres, com as chegadas dos peregrinos frente à basílica. As caminhadas se dão à noite, e os dias são de descanso e oração.

Os festejos religiosos recebem cerca de 2,5 milhões de pessoas, configurando assim, a maior romaria franciscana da América Latina. Uma das paradas obrigatórias é a construção do início do século XX, a Basílica de São Francisco.

Canindé vem do tupi-guarani “kanindé”, que pode ser uma referência à tribo de índios que habita as margens dos rios Banabuiú e Quixeramobim. O primeiro nome da cidade foi São Francisco das Chagas do Canindé, porém, em 1914, recebeu o nome que é conhecida até hoje.

Apesar da forte presença da religião, não é só de fé que vive a cidade. Canindé oferece excelentes trilhas para quem procura opções de turismo de aventura e ecoturismo, entre elas estão a Serra do Tamanduá e o Serrote Amargoso.
Em janeiro, Canindé também é casa da folia. A cidade recebe turistas de todas as partes para o tradicional “Hawaí Folia”, uma espécie de carnaval fora de época. Outras festas da região em períodos distintos são: a Festa do Coco, Festa das Flores, Carnaval da Saudade, entre outras.
Visite essa bela região que respira natureza e fé todos os dias.

Um comentário: