O Museu da Imagem e do Som do Ceará é especializado na documentação das produções audiovisuais cearenses, e é o detentor de um grande acervo da memória audiovisual do estado, além de catalogar material sobre a cidade de Fortaleza, sobre artes plásticas locais, literatura de cordel, música, artesanato, entre outras atividades.
Criado pela Secretaria da Cultura (Secult), o Museu da Imagem e do Som é responsável pela preservação e pesquisa, além de desenvolver uma série de atividades, como ensino, desenvolvimento de expressões audiovisuais e antropologia cultural.
A estrutura conta com um amplo acervo estimado em 150 mil peças, composto por cassetes, fotografias, slides, livros, CDs, discos de cera, entre outros. Além disso, o Museu conta com uma biblioteca especializada e sala de projeção multimídia, além de espaços para exposições.
O Museu da Imagem e do Som foi inaugurado em 1980. Sua atual sede fica em uma casa projetada pelo arquiteto José Barros Maia para o Senador Fausto Augusto Borges Cabral. Antes do Museu, a casa abrigou o Museu Antropológico do Ceará.
O Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Barão de Studart, número 410, no Meireles. E está aberto de segunda à sexta, das 8 às 17 horas.
Contato: (85) 3101.1206
Nenhum comentário:
Postar um comentário